vinho 5 bl

Qual é o tipo de vinho que mais lhe agrada? Um tinto encorpado? Um branco fresco? Um Rosé delicado? Talvez nem você mesmo saiba ao certo, e isso é muito comum. Pra definir preferências de vinho, é importante que você tenha experiências variadas, ou seja, que prove diferentes estilos para ver os que mais apetecem seu paladar.
Pode parecer simples, mas não é, afinal, que tem disponibilidade de sair comprando vinhos a torto e a direita, errando e acertando, até encontrar o Santo Graal da bebida?

Vamos aprender um pouco mais a respeito de cada vinho,  para te ajudar a descobrir o estilo  que mais te agrada.

Frescor e mineralidade: São vinhos delicados e que trazem uma certa refrescância. O frescor se dá em virtude de uma acidez mais acentuada, aquela sensação picante na lateral da língua que deixa a boca salivando, ótimo para quem curte sabores cítricos. Vinhos minerais são aqueles que remetem à aromas que lembram maresia ou asfalto molhado.  São bons para serem degustados como aperitivo e com alimentos mais leves. Se você gosta de vinhos brancos, a uva Sauvignon Blanc produz vinhos nesse estilo, já para os tintos, uma boa pedida são os Pinot Noirs. Os Vinhos Verdes de Portugal também, fazem bonito, super leves e delicados.

Frutados e Macios: Estilo muito popular, pois tem sabores de frutas maduras e paladar de textura sedosa. São vinhos mais redondos e que agradam muito que está iniciando. A uva Merlot, geralmente faz vinhos bem macios saboroso, com aromas de cereja e baunilha. Para os brancos, procure por vinhos da uva Chardonnay, envelhecidos em madeira. Como saber se vou gostar? Se você é fã de frutas vermelhas ou frutas amarelas em calda, esses vinhos são pra você.

Potentes e encorpado: Vinhos com mais estrutura, corpo e peso. Trazem uma sensação de suculência e o sabor das frutas frescas dá lugar à geléia e compota. Muitos Malbecs argentinos e Cabernets chilenos são bons representantes do estilo. Geralmente são vinhos com amadurecimento em madeira, que muitas vezes aparece de forma presente com aromas de cedro, tostado e chocolate. Outra coisa pra reparar, são os taninos…

*O que é Tanino? (post semana que vem)…

Resumindo: uma substancia da casca da uva que dá aquela secura na boca, como se estivesse comendo banana verde. Entretanto, quando o vinho, por mais seco que seja, é bem equilibrado, apresenta taninos mais doces e agradáveis. Por isso, são perfeitos para harmonizar com pratos mais fortes, carnes vermelhas e queijos com mais gordura pra amaciar o aspecto seco. Uma boa maneira saber se esse tipo de vinho casa bem com você, é fazer uma analogia com perfume. Você prefere fragrâncias mais florais e frescas ou amadeiradas e fortes?
Se a segunda opção é a sua, você tem mais chances de se dar bem com esses vinhos.

Elegantes e Complexos: Uma categoria tradicionalmente destinada somente aos clássicos, como os grandes Bordeaux, Borgonha, Barolos, Brunellos e tantos outros caríssimos, porém, atualmente tem chegado ao Brasil belíssimos rótulos elegantes, das mais variadas regiões, por preços acessíveis. E o que faz de um vinho elegante?
Mais camadas de aromas e sabores mais complexos, com mais informação. Flores, couro, tabaco, especiarias são algumas das características que podemos encontrar. Esses vinhos harmonizam bem com uma gastronomia mais elaborada.

Docinhos: Se o seu paladar ainda não está no clima de vinhos secos, não tem problema, há muita coisa pra se experimentar além dos tradicionais vinhos suaves. Tem muita gente que adora vinhos de sobremesa ou vinhos do Porto, mas acho que eles tem um perfil mais digestivo, para acompanhar doces ou o final de um jantar. Portanto, se você não abre mão daquela doçura, mas prefere um vinhozinho mais fácil pra bebericar, pode procurar pelas uvas Riesling ou Gewurztraminer. Alguns produtores da América do Sul elaboram bons vinhos desta casta.

degustar

com essas dicas vai ficar fácil encontrar um vinho perfeito para você.

Fiquem ligados para não perder nenhuma dica 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *